Você sabe de que tipo de profissional precisa para a vaga em aberto, conhece a empresa e sabe ler as pessoas. Portanto, quem tem que se preparar para a entrevista de emprego são os candidatos não é mesmo? Não exatamente 😅
Na verdade, há muita preparação e cuidado por trás de uma boa entrevista profissional. E estar despreparado para esse momento pode custar caro para sua empresa!
Listamos 10 dicas para você conduzir uma entrevista.
- Pode ser que você esteja nervoso(a) por estar entrevistando pela primeira vez, mas tenha certeza que o candidato está mais! Por isso, foque em deixar a conversa o mais leve possível, usando técnicas de quebra-gelo, por exemplo;
- Utilize perguntas abertas, para que a conversa flua e não se torne cansativa, ou com respostas muito curtas;
- Se você ainda não tem muita experiência, elabore um roteiro com diversas opções de perguntas, para sentir-se seguro (a) na hora da entrevista;
- Ouça mais, fale menos – é importante dar informações sobre a empresa e a vaga, mas dar espaço para que o candidato fale sobre si também é fundamental, por isso, deixe que ele fale primeiro;
- Contato visual é essencial – não desvie a atenção do candidato, olhando para o celular ou outros objetos;
- Se você perceber que o candidato não tem o perfil que você está procurando, seja respeitoso e siga com a entrevista até o fim, não deixe que ele perceba que você se desinteressou por ele;
- Explore o currículo – pergunte sobre o que ele fazia em cada empresa, quanto tempo ficou, porque saiu;
- Se sentir-se preparado(a) para isso, dê algumas sugestões sobre como melhorar o currículo;
- Dê um feedback ao candidato em relação ao desempenho dele no processo, caso o perfil seja aderente com o buscado pela vaga;
- Finalize com um agradecimento pela participação, e dando informações sobre a continuidade do processo, o candidato fica ansioso para saber o resultado da entrevista.
Já corre salvar esse artigo para usar sempre que precisar!